O conceito de distância transaccional, no âmbito do processo educativo,não se confina exclusivamente à educação à distância. Ele está presente quer neste processo de ensino quer no processo tradicional de ensino presencial. Embora neste último, dada a proximidade física, a distância transaccional se torne potencialmente mais curta, ela está dependente da forma como o curso está estruturado e do grau de envolvimento que é solicitado aos alunos.
Focando-nos apenas na educação à distância, processo no qual instrutores e alunos se encontram separados no espaço e/ou no tempo, a distância transaccional define o espaço psicológico e comunicacional existente entre os intervenientes.
As variáveis que condicionam a distância transaccional são o
diálogo, a
estrutura e a
autonomia do aluno.
O diálogo, visto como uma interacção positiva, tem como objectivo melhorar a compreensão, por parte do aluno. Este diálogo condicionado, não só pelas personalidades de professores e alunos, é directamente afectado pela natureza dos meios de comunicação utilizados. Assim, num programa educacional em que a instrução se faz de forma unidireccional (tv, vídeo ou livro), o diálogo é práticamente inexistente. No entanto, à medida que os meios de comunicação se tornam mais interactivos, o diálogo vai-se intensificando e a distância transaccional diminuindo.
O modo como os programas são estruturados, a maior ou menor flexibilidade dos objectivos, das estratégias e dos métodos de avaliação, também influenciam a distância transaccional. Assim, ela será tanto maior quanto maior fôr o grau de rigidez do programa.
A autonomia do aluno está intimamente ligada ao diálogo e à estrutura do programa. Alunos mais autónomos preferem estruturas mais complexas e recorrem menos ao diálogo, fazendo assim aumentar a distância transaccional.
Idealmente, caminha-se no sentido de diminuir ao máximo a distância transaccional existente nos programas de educação à distância, de forma a que alunos e professores se possam envolver no processo educativo, deixando nele transparecer a sua total dimensão humana.