A Educação a Distância iniciou-se nos finais do Séc. XIX com o chamado Ensino por Correspondência. Neste, os cursos eram ministrados através de brochuras enviadas por via postal, sendo o feedback por parte dos alunos, feito pela mesma via. As interacções professor/aluno eram muito deficientes dado o grande desfasamento temporal existente.
Com o aparecimento da rádio e da televisão, estes passaram a ser os meios privilegiados para a transmissão de conhecimentos. Assim, na década de sessenta, em Portugal por exemplo, assistimos ao surgimento da Telescola, projecto educativo em que as aulas eram difundidas pela televisão sendo seguidas pelos alunos, em postos de recepção que funcionavam com um professor. A sua função era a de orientar os alunos na aprendizagem, facultando assim um espaço para a clarificação de dúvidas e execução de trabalhos, estabelecendo a mediação entre Ensino a Distância e Ensino Presencial.
Na década de oitenta, com o rápido desenvolvimento tecnológico que se reflectiu nas telecomunicações, passou a ser possível o sistema de teleconferência áudio ou vídeo, possibilitando assim,uma interacção bidireccional.
Actualmente a Internet é o veículo de Ensino a Distância por excelência. Proporciona-nos uma maior diversidade de recursos, possibilitando uma comunicação que, em muitos casos, poderá até fazer-se de forma síncrona entre professores e alunos, e alunos entre si.
Com a possibilidade de recurso à Internet e à comunicação on line, abrem-se os horizontes no que concerne à Educação a Distância. A participação de um cada vez maior número de pessoas capazes de interagirem entre si, leva a que o processo de ensino se torne mais dinâmico e interessante.
O computador torna-se assim, num elemento fundamental de um processo educativo cuja distância se pretende minimizar.
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